terça-feira, 16 de abril de 2013

Moral e Ética

MORAL E ETICA

Moral- Conjunto de normas, prescrições e valores que regulamentam o comportamento dos indivíduos na sociedade.
Exemplos de ações morais: Justiça, honestidade, solidariedade, entre outros

Ética – Reflexão sistemática sobre o comportamento moral. Ela investiga, analisa e explica a moral de uma determinada sociedade.

Desde a infância ficamos sujeitos a influência do meio social através da família, da escola, dos amigos e dos meios de comunicação de massa. Quando nascemos já encontramos essas regras prontas. A medida que o indivíduo cresce, ele vai desenvolvendo uma atitude crítica em relação a essas normas e pode aceitá-las ou negá-las. A aceitação ou não é fruto da reflexão pessoal consciente(ou não) e depende de fatores do próprio sujeito(formação pessoal, caráter, temperamento) e das instituições sociais que podem criar possibilidades ou impor obstáculos a realização da moral.
.
“Nossa consciência moral vai se formando na vivência das normas morais que valem numa sociedade. A formação dessa consciência depende dos valores que esta sociedade vive e considera fundamentais para participar dela. Num ambiente onde se cultivam a justiça e a solidariedade aprende-se com facilidade este valores, o que também vale para o contrário. Numa sociedade injusta e individualista, estas também influenciam de forma acentuada na formação da consciência moral.”(Sergio Maner).
Transformações sociais, culturais e tecnológicas das ultimas décadas causaram mudança no modo de pensar e agir das pessoas: os filhos , com maior liberdade em casa, discutem abertamente com seus pais questões relativas à sexualidade; a crescente liberdade sexual entre jovens gera gravidez indesejada e outros males; a presença da mulher no mercado de trabalho cria a jornada dupla(no serviço e no lar); as separações estão aumentando a cada dia e interrompem o convívio familiar, o uso do computador e da Internet traz para dentro de cada um mundo desconhecido. È crise dos valores! E nos sentimos inseguros para tomarmos decisões individuais.

1.O Homem, diferente dos animais, é um ser consciente.
Animal: age pelos instintos
Homem: age de acordo com sua consciência (consciência psicológica e consciência moral).
Não há liberdade sem consciência. Enquanto a consciência psicológica possibilita ao homem escolher, a consciência moral, com seus valores,normas e prescrições, orienta a escolha.

2. Etapas de formação da consciência moral:
A) AnomiaLa=negação+ nomos=lei  - comportamento puramente instintivo, sendo orientado pelo prazer e pela dor. È a primeira fase da criança. E o adulto apresenta momentos de anomia? (ouvir a  turma)
B)Heteronomia (Hetero=outro)- comportamento imposto pelos outros. A criança obedece às ordens para receber recompensa ou evitar o castigo.  E o adulto continua apresentando este comportamento?
c)Socionomia (sócio=companheiro, colega) – O comportamento da criança  e os critérios morais vão se afirmando através da relação com outras crianças  Começa a não fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a ele.
d) Autonomia(auto= próprio). Nessa fase a criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas. È a etapa mais elevada da consciência moral.

Responder no caderno.
1-    O que significa Moral?
2-    O que significa Ética?
3-    O ser humano é diferente dos animais? Por quê?
4-    Nas nossas ações diárias, agimos sempre de forma consciente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário