A realidade social deve ser traduzida sob a forma de leis naturais, estabelecendo métodos e conceitos da física, da quimica e da biologia.
Tempo de Augusto Comte: Realidade européia
Século XIX
Expansão do Capitalismo
Período da Revolução Industrial(livre concorrência, monopólios, oligopólios). Surgimento dos bancos para manter pequenos comerciantes, manter o marcado e expandir os mercados europeus.
As Américas estavam ja exploradas e esvaziadas de matérias prima praticamente, era necessário a busca de nova s colonias.Surge aí a partilha da Africa por franceses, ingleses,alemães, portugueses, belgas, espanhóis, italianos.
O que foi encontrando nas neocolônias?
- Politeísmo,sociedade de castas, poligamia, agricultura de subsistência. Povos vivendo de maneira totalmente diferente do povo europeu.
A teoria de Charles Darwin(1831-1836) , sobre a evolução biológica das espécies apresenta-se cada vez mais verdadeira com a tomada das neocolonias. Darwin afirma que os seres vivos transforma-se continuamente como forma de garantir a sobrevivência.
Comte utiliza da teoria para explicar o Darwinismo social. Segundo ele, somente sobrevivem os mais fortes,assim também as estruturas sociais mais organizadas são aquelas que sobrevivem. Cabe pois as sociedades mais organizadas( no caso as sociedades europeias) garantirem a vida e uma nova organização de sociedades na Africa. Ao tentar abolir a poligamia,o politeísmo e as técnicas rudimentares de agricultura e pecuária, Comte acredita estar possibilitando a sobrevivência dos povos conquistados.
Dessa forma os europeus intervem na Africa obrigando a entrada do Capitalismo(industrias, novas técnicas de plantio e cultivo) como uma maneira de favorecer a evolução daquela sociedade.
Ordem e progresso:
Para Comte a estrutura social( industrialização e urbanização) e a organização social (família, religião, propriedade privada) são as bases para a evolução da estrutura social, do progresso sem a destruição da ordem.
Dessa forma, os conflitos sociais serão resolvidos pela valorização da harmonia, da união e do bem-estar entre os indivíduos de uma sociedade. Os positivistas foram os grandes defensores do capitalismo e sua estrutura.
Os positivistas defendem que os conflitos devem sempre ser contidos quando colocam em risco o bom funcionamento de uma sociedade, ou que dificultassem o progresso.
1-
Que pais é esse…
“ Nas favelas, no Senado /
Sujeira pra todo o lado / Ninguém
respeita a constituição / Mas todos acreditam no futuro da nação….. QUE PAÍS É
ESSE? ( Renato Russo, Legião Urbana)
A Bandeira
brasileira foi adotado pelo Decreto-Lei nº 4 de 19 de novembro de 1899. Retangular,
com um losango amarelo em campo verde, tendo ao centro a esfera azul-celeste
atravessada por uma faixa branca em sentido oblíquo e descendente da esquerda
para a direita, com a legenda “ Ordem e Progresso”. Esse lema é positivista e
aponta para a crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estimulo à
coesão social e à evolução natural da nação. Em 1876, foi fundada a Sociedade Positivista do Brasil. Um dos maiores representantes foi Benjamin Constant, que influenciou a entrada do sistema Republicano no Brasil em 1889. Os seguidores desses ideias vinham da classe da pequena burguesia, dos militares, engenheiros e médicos, todos estes, ligados às ideias republicanas e defensores do processo de industrialização.
Atividade para refletir:
Observando a
letra da música e levando em consideração a forte influencia do positivismo na
formação política do Estado brasileiro, reflita: a história do Brasil é de
ordem e real progresso? Justifique através de uma produção de texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário